Agora é a vez das abelhas de BH

Depois de passar por São Paulo e Brasília, agora é a vez de BH contribuir para criação de serviços públicos mais humanos, eficientes e dinâmicos.

Essa é a proposta da Colmeia da Inovação, que ocorrerá no Impact Hub BH entre os dias 29 a 31 de maio.

Nessa ocasião, servidores públicos e inovadores da sociedade civil serão desafiados a desenvolver soluções que:

  • a) Qualifiquem e empoderem os profissionais responsáveis pela formação e avaliação de servidores;
  • b) Estimulem a contínua troca de experiências entre esses profissionais;
  • c) Permitam a esses profissionais se apropriarem dos mais avançados métodos e tecnologias para formação e avaliação de pessoas;

Ou seja, trata-se da missão Forma Formadores, que buscará novas soluções para preparar e valorizar quem forma o servidor público. Afinal, se o Brasil precisa qualificar melhor seus servidores, o caminho básico é certificar-se que temos bons profissionais para capacitá-los. Essa é a visão dos coordenadores do evento, que também acrescentam

não há atalhos nesse assunto. Ou preparamos bem quem forma e avalia os servidores, ou continuaremos patinando na qualidade dos serviços públicos brasileiros.

Para lidar com esse desafio, os participantes da Colmeia serão acompanhados por facilitadores e mentores experientes.

A expectativa é que nos três dias de evento haja muitas conversas francas e divertidas, além de mão na massa.

Será um momento intenso de aprendizagem e cocriação para testar ideias que possam ser colocadas em prática Brasil afora.

 

Dinâmica do evento

Primeiro dia

O público é apresentado a uma visão geral do evento (seus objetivos, o que será esperado deles e agenda de atividades) e participa de dinâmicas para se conhecerem por afinidades de propósitos, valores e atitudes. Além disso, trocam entre si expectativas sobre o Brasil de 2030 e sobre os desafios para formação desse novo servidor. Em seguida, ideam soluções possíveis para esses desafios e formam times para prototipar as soluções mais votadas;

Segundo dia

Participantes estimulam a empatia e interagem entre si para coletar insights sobre os públicos impactados por suas propostas.

Após isso, iniciam a construção de protótipos de serviço para expressar as soluções que julgarem mais promissoras e poder melhorá-las em ciclos de aprendizado a partir da resposta das pessoas aos protótipos.

Paralelamente, iniciam a construção do modelo de sustentabilidade do projeto (canvas) e de uma apresentação bem persuasiva (pitch)

Terceiro Dia

Equipes apresentam protótipos entre si para coleta de feedbacks e aprimoramento dos projetos.

Ao final do dia, as soluções desenvolvidas são apresentadas à Banca Final. Uma premiação simbólica é oferecida á melhor solução apresentada.

 

Página para inscrições

 

Saiba Mais:

O que é a Colmeia da Inovação

A Colmeia é um momento intenso de aprendizagem ativa e cocriação, que conecta servidores e inovadores da sociedalogo_colmeiade civil, para promover serviços públicos mais humanos, eficientes e dinâmicos.

Em cada colmeia os participantes interagem para resolver um desafio do setor público. Para tanto, envolvem-se em metodologias participativas para melhor compreender o problema e idear soluções. Depois disso, as melhores ideias são prototipadas.

Os participantes conhecem e internalizam as melhores técnicas de inovação existentes atualmente. Além disso, entram para uma rede de inovadores que está mudando o Brasil.

Quem pode participar?

  • a) Profissionais responsáveis pelo treinamento de servidores públicos (membros de escolas de governo, instituições de capacitação pública ou privada, servidores diretamente atuantes nesse tema);
  • b) Empreendedores inovadores da área de educação;
  • c) Especialistas em desenvolvimento de competências e/ou mensuração de desempenho;
  • d) Cidadãos em busca de colaborar com soluções para o desenvolvimento de serviços públicos mais humanos, eficientes e continuamente inovadores: universitários, hacker-ativistas, empreendedores criativos ou sociais…
  • e) Líderes e profissionais em busca de estimular uma comunidade de inovadores e uma cultura de: participação social, criatividade, inovação e empatia em prol do serviço público: lideranças políticas e empresariais, mentores, aceleradores de startups e negócios sociais;

Local:

Rua dos Aimorés, 487, 2º Andar
Funcionários
Belo Horizonte
belohorizonte.impacthub.net

Quem está promovendo

A Colmeia da Inovação é organizada por voluntários locais, com apoio das rede da Guerrilha do Servidor Público.

 

About the Author
André Rafael

Leave a Reply