Conheça o Projeto Brasil 2030

O que é o Projeto Brasil 2030: da colaboração para o desenvolvimento?

O Projeto Brasil 2030, que ainda se encontra em versão preliminar, parte da seguinte indagação: Como podemos envolver a sociedade brasileira num esforço de aprendizado e ação coletiva que nos conduza à construção de um país fodástico?

A busca por uma resposta  têm sido energizante. Diversas pessoas já se dispuseram a ir além das reflexões. Dessa forma, gradativamente, uma série de pequenas ações começam a ser tomadas. Ações que nesse primeiro momento ainda representam um movimento íntimo: uma disposição para sair da zona de conforto e se arriscar em um novo universo de erros, acertos, desconexões e conexões.

Paralelamente a esse processo, vamos tomando consciência da existência de diversas iniciativas que vem sendo tomadas nos diversos cantos do país, a exemplo das propostas do Prof. Mangabeira Unger e do projeto Visão Brasil 2030. A partir da interação com tais iniciativas, percebemos que boa parte das trilhas do desenvolvimento já estão delineadas. Falta-nos apenas um pouquinho mais de disposição para abraçá-las e, depois, complementá-las com nosso próprio toque fodástico.

 

O que pretendemos fazer?brasil fodastico

Para não reinventar a roda, partiremos dos quatro objetivos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Essa escolha não é por acaso. Primeiramente, porque acreditamos que é preciso legitimar perante a população brasileira o que foi estabelecido na Carta Magna. Em segundo lugar, porque entendemos que os objetivos acima permanecem totalmente válidos e desafiantes. E, por fim, porque acreditamos que esses objetivos terão certo grau de estabilidade ao longo do tempo, o que é fundamental para uma trajetória de desenvolvimento.

Em relação a cada um desses objetivos, atuaremos em seis eixos de ações estruturantes:

A) desenvolvimento de iniciativas que tornem inteligíveis e apropriáveis por parte da  população brasileira a importância e o significado dos 4 objetivos fundamentais estabelecidos pela Constituição;

B) mapeamento e interação com outros projetos existentes que também tenham como fim o desenvolvimento do país;

C) envolvimento dos principais atores sociais do país em um esforço coletivo de aprendizado e ação, para que estejamos aptos a direcionar o processo de desenvolvimento, a partir da ponderação dos custos e benefícios das alternativas existentes;

D) definição de 4 metas relativas a cada objetivo fundamental e acompanhamento periódico de suas respectivas evoluções;

E) experimentação e fomento de novas possibilidades de colaboração e de uso da inteligência e da ação coletiva para que efetivamente cheguemos a 2030 como um país desenvolvido.

F) estruturar ações a serem desenvolvidas em três níveis: cidade, estado e país;

E tudo isso terá de ser fodástico…  :)

 

Quer saber mais sobre esse projeto?

Clique nos links abaixo:

Detalhes do projeto

Documento base para discussão

About the Author
marechal

Leave a Reply