Guerrilha de servidores quer transformar o Brasil

Reunidos em torno de um projeto de nome marcante e inusitado, diversos servidores e membros da sociedade civil iniciaram o desenvolvimento de ações para aprimorar de vez o serviço público. O nome do projeto é Manual de Guerrilha do Servidor Público.

Quem o ouve pela primeira vez pode até ficar com algum receio, mas é só se aproximar um pouquinho para ver que a coisa é séria, amistosa e até divertida. O que eles querem é mudar o jeitinho brasileiro de servir ao público. E isso, segundo os criadores do projeto, não depende só dos servidores públicos. Afinal, para viver em sociedade, todo cidadão precisa também cooperar e servir bem aos outros.arena3

Nesse sentido, o grupo promove iniciativas diversas para conectar a sociedade civil aos servidores, para promover a melhoria dos tão criticados serviços públicos brasileiros.

Trata-se de um processo de diálogo e inovação permanente, em que cada um ajuda como pode. Por exemplo, alguns ajudam na comunicação e mobilização, outros ministram oficinas. Há quem ceda espaço para realização de eventos e até mesmo pessoas que dedicam seu tempo para desenvolver novos sistemas para promover a colaboração.

Com menos de cinco meses de existência, o grupo já desenvolveu diversas iniciativas. Uma delas foi a proposição de um desafio em conjunto com a Wenovate e Fundação Getúlio Vargas para que empreendedores de tecnologia desenvolvessem ações para potencializar os servidores públicos. Outra iniciativa é a promoção das Arenas dos Servidores Públicos, um evento em que profissionais do mundo criativo e servidores reúnem-se por 24hs para modelar novas soluções para aprimorar o funcionamento do governo.

Recentemente foram lançados na internet o Fórum do Servidor e o site guerrilhadoservidor.com.br. Nesses espaços, é possível saber o que está acontecendo e ainda trocar experiências exitosas.

Para esse grupo, a palavra chave é colaboração. E é com base nessa atitude que eles pretendem lançar em breve uma de suas mais ambiciosas iniciativas: o Projeto Brasil 2030: da colaboração para o desenvolvimento.

Segundo um dos idealizadores da iniciativa, “mesmo se estamos descontentes com o Brasil, não podemos nos acomodar. Pretendemos reunir nossas melhores habilidades em prol do desenvolvimento do país. E não de um país qualquer. Até 2030 queremos construir um país fodástico, isto é, um país que dê orgulho aos seus cidadãos e cause admiração lá fora.arena2

A iniciativa é ousada, mas eles estão confiantes de que é possível alcançá-la. Para isso, além da cooperação, eles contam com especialistas de áreas diversas e pretendem fazer uso intensivo de novos métodos e tecnologias.

O grupo está sempre aberto para participação de outras pessoas. Basta entrar no site e verificar a melhor forma de ajudar. Se ficar em dúvida, basta entrar em contato que o grupo indica um caminho possível.

“Que tal entrar nessa onda?”, indaga um dos membros dos grupo. “Afinal, as manifestações são importantes, mas é preciso complementá-las. Com seu apoio, podemos mudar o jeitinho de servir do brasileiro e quem sabe ver o gigante acordar de vez”.

Informações complementares:

Manual de Guerrilha do Servidor Público:
http://guerrilhadoservidor.com.br/manual-da-guerrilha/

3º Balanço da Guerrilha do Servidor:
https://docs.google.com/presentation/d/1fvzLTmEURxP-8HoMU1yBoMVOAcRSk1C-fWThSQ-AIgo/edit#slide=id.p3

Projeto Brasil 2030
http://guerrilhadoservidor.com.br/conheca-o-projeto-brasil-2030/

Iniciativas em andamento:
http://guerrilhadoservidor.com.br/iniciativas/

Página do facebook:
https://www.facebook.com/manualdoservidor

About the Author
André Rafael

One thought on “Guerrilha de servidores quer transformar o Brasil”

  1. Egy
    26 de agosto de 2015 05:48

    Muito bom Beto. Sem vocea jamais tearomis estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Leave a Reply